Entenda o que é virtualização de servidores de verdade!

A virtualização de servidores pode ser explicada conceitualmente como a reorganização de ambientes operacionais de servidores físicos em servidores virtuais. Essa técnica tem inúmeras vantagens e gera vários resultados positivos para as empresas e os departamentos de TI.

A transferência de dados e processos para o ambiente digital é um caminho natural que a tecnologia vem abrindo para todos nós. Antigamente, guardávamos inúmeros documentos impressos em casa, enquanto hoje eles são digitalizados. Basta voltar um pouco mais no tempo para relembrar da comunicação via cartas escritas à mão.

A virtualização de servidores veio para ficar. A ideia é distribuir a capacidade do servidor físico para tirar o maior proveito da máquina e, também, instalar sistemas operacionais diferentes, sem que haja conflito entre eles. Nesse processo, a segurança da informação está garantida, já que é possível trabalhar com camadas de proteção, permitindo o acesso em diferentes níveis, como consulta ou alteração de dados. A redução de custos também ocorre, já que um único servidor físico pode se transformar em vários servidores virtuais, ampliando a capacidade de armazenamento de dados com os mesmos recursos de TI.

Implementar servidores virtuais pode ser uma estratégia interessante para diferentes empresas, independentemente de seu tamanho ou setor de atuação. O importante é fazer uma análise cuidadosa de seus objetivos e entender os impactos dessa mudança nos seus processos.

Fique tranquilo, pois você não precisará realizar grandes investimentos em infraestrutura para implementá-la. A verdade é que todo o valor destinado para a virtualização retornará rapidamente com as reduções que a empresa terá com energia e gastos operacionais, já que não haverá grande demanda por manutenções, visto que tudo virá de um único servidor físico.

Além disso, haverá otimização da infraestrutura, reduzindo o downtime e garantindo maior segurança para as operações. Para aproveitar todos os benefícios da virtualização de servidores, o seu negócio precisa contar com um fornecedor especializado e confiável para realizar a migração e fazer as instalações necessárias.

Quer saber como fazer a virtualização dos servidores da sua empresa e obter todos os benefícios dessa solução? Entre em contato conosco e descubra como!


Comentários (0)


Deixe um comentário