Sua empresa já fez o planejamento de TI para 2022?

Um bom planejamento estratégico em TI é indispensável para que o gestor consiga otimizar o andamento dos projetos da sua equipe e tornar os processos da sua empresa mais eficientes, já que a tecnologia desempenha um papel importante no dia a dia da operação das empresas.

Quando se fala em planejamento existe vários conceitos, concepções. E planejamento estratégico é um deles. O planejamento estratégico decide o rumo da empresa em relação às condições internas e externas.

Atualmente vivemos em um ambiente em constante mudanças. A estratégia organizacional visa aproveitar as oportunidades no ambiente atual. Assim, planejar visa decisões de resultados para o presente. Essas decisões devem ser tomadas pensando no impacto no futuro. Dessa forma, planejamento tem a ver com resultados desejados no futuro.

O planejamento estratégico é um modelo de decisão unificado e integrador. Ele determina o propósito organizacional, delimita os domínios de atuação da organização, descreve as relações entre as condições internas e o ambiente externo. Dessa forma, visa fortalecer a organização, e envolve e engaja toda a organização para a realização de seus objetivos. O planejamento não é um ato isolado. Assim, seu resultado final é um plano.

Ele pode ser utilizado para facilitar a tomada de decisão da organização no que tange à tecnologia. É a partir do planejamento estratégico em TI que são alinhados, com toda a equipe, os objetivos de negócio com os recursos de tecnologia, identificando-se as oportunidades de realizar novas ações.

Por que as empresas devem investir em planejamento estratégico

1. Reduz custos

Com um planejamento bem definido e detalhado, o gestor consegue trabalhar melhor a automatização de processos, percebendo com clareza em quais serviços precisa investir, integrando melhor a disponibilidade das soluções, monitorando e gerenciando as aplicações em busca de melhorias.

2. Auxilia no alinhamento com as diretrizes do negócio

Melhorias no alinhamento dos objetivos de negócio com a tecnologia são cada vez mais importantes para a obtenção de resultados e aumento da competitividade, e tudo isso também pode ser obtido através de um bom planejamento estratégico em TI, afinal, com as necessidades do negócio bem mapeadas, o gestor será capaz de identificar possíveis oportunidades para implementar soluções de acordo com as diretrizes existentes.

3. Melhora a segurança da informação

Com uma estratégia bem elaborada, o gestor também consegue elevar seu controle sobre os dados da empresa. Isso é muito importante para garantir que as informações corporativas fiquem sempre seguras por meio de um planejamento que garanta a atualização constante dos métodos de segurança da informação.

4. Promove o ajuste de processos

Quando as ações da equipe de TI são bem planejadas, os esforços de integração entre departamentos fazem com que os processos corporativos sejam otimizados. Logo, há uma melhoria significativa na produtividade das equipes, através de flexibilizações que resultam em ajustes para atender as necessidades de negócio.

5. Dissemina a cultura da proatividade

Assim como o planejamento estratégico da empresa, quando se trabalha antecipadamente para antever demandas e oportunidades de melhorias na área de TI, todo o negócio se torna mais eficiente e alicerçado na tecnologia para tomar decisões melhores, com base em dados reais e precisos

6. Cria uma visão sistêmica do negócio

Ao incluir o planejamento estratégico em TI na rotina de governança, as empresas fornecem aos executivos de todas as áreas uma visão sistêmica de seus recursos tecnológicos.

Desta forma, a área de TI passa a contribuir diretamente nos resultados de cada área, ajudando a incrementar os retornos do negócio como um todo. Além disso, os objetivos passam a estar interligados às metas gerais da corporação, gerando resultados positivos para os envolvidos.

Apesar de estar enraizada na natureza do ser humano, a evolução cobra um preço alto para que seja realizada. Afinal, são poucos por aí que estão dispostos a estudar, se entregar e batalhar em prol do avanço. Mas quando você consegue reunir todos esses fatores com uma carga grande de conhecimento, eureka! O céu para você (e nesse caso, sua empresa de TI) é apenas o começo de uma trajetória recheada de progresso e conquistas. Saiba como a NVSUL Solutions pode te ajudar a conquistar tudo o que é seu sem que você tenha medo de sofrer!


Comentários (0)


Deixe um comentário